A sua empresa faz uma ação de conteúdo gerado pelo consumidor. Tudo redondinho, como esta ação do HotPocket da Sadia: hotsite bonito, integrado com Youtube, proposta (“o que você faz enquanto espera o seu HotPocket ficar pronto?”) que agrega para o posicionamento jovem-prático do produto e o prêmio de 9 entre 10 ações de C.G.C.: Nintendo Wii + iPod Vídeo. Tudo perfeito para abrir um canal com o jovem 2.0.
Aí chega um vídeo provocativo como esse produzido e enviado pelo Rafael Alves:
Se você fosse o gerente de produto do HotPocket dentro da Sadia, você:
( ) Eliminava o vídeo do Rafael no ato. O concurso é meu: não sabe brincar, não brinca, “seu mala que quer aparecer”.
( ) Mandava o vídeo-feedback do Rafael para um focus group, com cópia para a área de desenvolvimento de produto e a pergunta: “o que podemos fazer para melhorar esta percepção?”. Chamaríamos o Rafael para uma reunião para entender a sua insatisfação e demonstrar o produto. Ele sairia da reunião repleto de brindes Sadia e receberia uma carta depois agradecendo pelo feedback.
( ) Mandava o vídeo do Rafael para o Jurídico com cópia para a área de RP pedindo uma orientação de como proceder para tirar o vídeo do ar e processar o Youtube.
( ) Deixava o vídeo do Rafael participar do concurso, uma vez que não tem nada que impeça no regulamento (*) e se o conteúdo é para ser gerado pelo consumidor, eu tenho que aguentar as consequencias e isto, talvez, passe simpatia para a marca.
( ) Tirava o concurso do ar por força maior. Dava um Wii para todos que enviaram vídeos. Demitia quem trouxe a proposta.
( ) Não faria nada. O vídeo do Rafael foi produzido pela agência de guerrilha para gerar buzz entre blogs.
(*) Trechos retirados do regulamento:
# O vídeo não poderá ter conteúdo que atente contra a lei, a moral e os bons costumes, sob pena de desclassificação automática do participante.
# Por se tratar de um concurso cultural, o vídeo não deverá ser desenvolvido de forma a promover a Marca “Hot Pocket®” ou qualquer outra marca da Sadia, nem mesmo o Participante precisará adquirir, promover, consumir ou sugerir consumo de qualquer produto da Sadia.
# Será motivo de desclassificação automática, sem comunicação prévia: (a) preenchimento incorreto ou incompleto das informações solicitadas no cadastro do Concurso; (b) realização, no vídeo ou na inscrição, de fraude, ilegalidade e/ou de ato atentatório à moral ou aos bons costumes; e (c) não cumprimento de quaisquer das condições estabelecidas neste regulamento.
abs, Gfortes
Fabio Seixas disse:
setembro 4th, 2007 em 2:42 pm
( ) Deixava o vídeo do Rafael participar do concurso….
Transparência e credibidade é tudo no mundo online de hoje. Dar a cara a tapa dessa forma pode ainda trazer outros usuários para o debate e se o produto for realmente bom, outros usuários vão defender o produto. Mas se o produto for realmente ruim….
Erick Wilder disse:
setembro 4th, 2007 em 3:12 pm
Concordo com o Fabio. Acho que se fez a campanha deve assumir as consequências.
GFortes disse:
setembro 4th, 2007 em 3:46 pm
Fabio, concordo e recomendaria isso para qualquer um de meus clientes.
Mas, pensando com a cabeça de gerente de produto dentro de uma mega corporação, é uma situação difícil.
E, apesar de todo mundo estar fazendo (ou querendo fazer) ações de CGC, não conheço ninguém que esteja pronto para publicar feedbacks negativos.
abs
Mamendes disse:
setembro 4th, 2007 em 4:03 pm
Eu mandei uma vez um e-mail “engraçadinho” pra um site de uma joalheria, reclamando do não-funcionamento da tecla “back”.
Eles responderam super rápido, ignorando as piadinhas e se atendo ao ponto.
Eliminou completamente a impressão ruim que tive no primeiro contato com o produto.
Guilherme Jotapê Rodrigues disse:
setembro 4th, 2007 em 4:17 pm
Acho q é um viral para vender hamburgueRES da Sadia ;)
Vai aí a dica para o gerente de produtos da mega corporação.
Jeff Paiva disse:
setembro 4th, 2007 em 5:02 pm
(X) Deixava o vídeo do Rafael participar do concurso, uma vez que não tem nada que impeça no regulamento (*) e se o conteúdo é para ser gerado pelo consumidor, eu tenho que aguentar as consequencias e isto, talvez, passe simpatia para a marca.
Caros,
O vídeo é completamente inofensivo, até pq compara duas situações diversas de consumo.
Quando o cara tem tempo pra fazer o x-burguer “artesanalmente” (e em 1min30s ele não faz um x-burguer completo daquele de jeito nem no McD), claro que fica muito diferente.
Mas o Hot-Pocket é indicado para aquelas horas em que você
1) não tem tempo pra fazer a parada inteira
2) não tem saco/habilidades de fritura/material disponível
3) Quer algo rápido e sem sujeira.
O ponto principal, pra mim, é que a promoção estimula o cara a usar o 1min30s que ele tem pra fazer OUTRA coisa, não cozinhar.
Se ele quer gastar esse tempo pra fazer outro hamburguer, ok… o tempo é dele e o vídeo vale. Mas desde que seja feito sem cortes de imagem (o primeiro aos 4seg e outro corte seco aos 16seg).
Ali ficou suspeito se levou só 90seg pra fritar um hamburguer e seus complementos.
enfim, meus 2 cents
F. disse:
setembro 4th, 2007 em 5:23 pm
Bah, o sujeito conseguiu aproveitar o tempo do HP pra ter aquele trabalho que o HP tenta te poupar. Prêmio Darwin pra ele. :)
Felipe Tofani disse:
setembro 4th, 2007 em 5:28 pm
eu deixava o video no ar e dava o prêmio pra ele depois de demitir o cara que nao pensou nessa possibilidade.
juliano disse:
setembro 4th, 2007 em 6:09 pm
não adiante fazer uma campanha 2.0 se a empresa não tem transparencia 2.0. esse vídeo põe a empresa numa sinuca, qualquer solução é ruim. se voce está aberto a se relacionar com o seu cliente em todos os níveis, esse tipo de feedback é a forma mais barata e eficiente de fazer pesquisa de mercado.
Jeff Paiva disse:
setembro 4th, 2007 em 7:38 pm
Mas Juliano, vc sugere não ter resposta nenhuma? também concordo, mas queria entender o que vc disse.
Carla disse:
setembro 4th, 2007 em 8:44 pm
Fui eu que filmei esse video, e estou de prova que o x-salada que a gente fez ficou mto melhor e foi feito em menos tempo que o outro..
Rafael disse:
setembro 4th, 2007 em 8:55 pm
o vídeo original está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=SOJ6Nks96tg
só pra mostrar que os cortes não foram pra enganar. foi só pra adequar à promoção.
o meu tem salada, mas o Hotpocket não tem.
e a frigideira suja é compensada pelo pão não-borrachento de microondas.
felipe savone disse:
setembro 5th, 2007 em 12:02 am
o que acho mais legal é ter o CGC como um contato direto com seu consumidor. Não teve menininha do SAC pra cortar ua ligação, secretária pra jogar tua carta fora…
o gerente de produto, o de marketing, o presidente… todos já sabem o que muitos consumidores acham de seu produto.
Mauricio - www.dupladecriacao.com.br disse:
setembro 5th, 2007 em 10:42 am
É o tipo de ação que a empresa e o ger. prod. já deviam estar esperando e estarem preparados pra isso.
Não é todo mundo que gosta de comida pré-pronta, e cá pra nós, a aparência do produto final, ficou digamos… bem ruinzinha.
Mas, tudo tem seu público e consumidores, vai ter alguém que prefira assim, se não a empresa não teria lançado um produto com essas características… teria..???
Paulo Rodrigo Teixeira disse:
setembro 5th, 2007 em 10:55 am
Mauricio, spam, spam, lovely spam =)
Pessoal, claro que deixava o video do Rafa. O objetivo da campanha era mostrar o tempo livre que voce tem.
Voce pode fazer em casa um sanduíche mais barato ou mais gostoso do que o do fast food (McD, Bob`s, BK), mas voce tem a comodidade. O tempo livre sem trabalho algum.
Se ele escolheu sujar a cozinha, ficar “fedendo” e “ficar queimado”, bom para ele. Eu ja nao deixo meus filhos tocarem no fogao.
Eu que nem conhecia o produto, ja fui impactado pela acao. =)
João Marcelo disse:
setembro 5th, 2007 em 12:27 pm
Mandava o Rafael se confessar na igreja. Dois sanduíches?! Gula é pecado meu veio! kkkkk
John disse:
setembro 5th, 2007 em 2:42 pm
Esse Mauricio alem de ser da dupladecriacao é do duplo post tbm. Que saco.
E dou uma indicaçaõ, quem nunca doou.. ops, da pra fazer o hamburguer tradicional no microondas (so a carne) em um minuto e meio. Fica MUITO melhor que o hotpocket, tenho certeza mesmo sem experimentar o da Sadia.
Pablo Pamplona disse:
setembro 5th, 2007 em 2:48 pm
Não tem necessidade alguma pra qualquer resposta, nem mesmo interna. Demitir a pessoa que teve a idéia? Claro que não, que besteira!
Tem mais é que aceitar e rir de si mesmo. E eu tenho certeza que os publicitários por trás da campanha gostaram do vídeo. Hmm, aliás…
(X) Não faria nada. O vídeo do Rafael foi produzido pela agência de guerrilha para gerar buzz entre blogs.
heheheh não duvido nada (:
Ainda mais, que o cara apareceu aqui nos comentários!
Rafael disse:
setembro 5th, 2007 em 3:37 pm
Bem, eu não sei como provar, mas não tenho nada com a Sadia… Se alguém bolar um jeito de eu provar terei prazer em fazê-lo.
Meu email é rafaelalves@hotmail.com
Quando eu fiz o vídeo, deixei dois emails prontos, ambos aqui pra esse blog, onde relatava a resposta da Sadia. Num caso repudiando e em outro parabenizando. Acabei enviando o de repúdio e o Gustavo publicou.
A intenção desde o começo era testar a “guerrilice” deles e postar aqui (se eles tivessem aceitado iria pedir pro Gustavo postar aqui a atitude louvável e aproveitar pra pedir votos pelo Wii [:)
A Sadia me respondeu que fui eliminado pq menti ao dizer que é possível fritar um hamburguer naquele tempo. Mas eu não disse que o hamburguer estava congelado! Deixei descongelar antes, mas isso foi uma licença poética… haehaeh
Se for assim eles tb mentiram, pq no comercial deles o troço fica pronto em 10seg.
Abs!
Ganbah disse:
setembro 5th, 2007 em 8:32 pm
Bom, no meu trabalho tem um forno microondas, mas não tem um fogão. Isso já é alguma coisa.
Além disso tem que entrar nesse cálculo de tempo aí:
- cortar pão e tomate.
- Lavar a alface.
- Lavar a frigideira, o prato, a faca, a espátula.
Tem situações em que eu faço o hamburger, tem situações em que eu compro o hot pocket. Mas se eu tô com tempo, eu faço uma lazanha :)
Carlos Mucury disse:
setembro 6th, 2007 em 11:59 am
Eles acabaram escolhendo a primeira opção né…
“Eliminava o vídeo do Rafael no ato. O concurso é meu: não sabe brincar, não brinca, “seu mala que quer aparecer”.”
Acho que deram mole, deviam ter deixado pra lá. É óbvio que, considerando todas as variáveis propostas pelo Ganbah, não dá pra realmente fritar um hambúrguer em 1 minuto e meio. As pessoas iam se tocar disso.
Merda quanto mais se mexe, mais fede…
Valéria Alves disse:
setembro 11th, 2007 em 11:39 am
Eu acho prudente deixar o vídeo participar, mas como Gestora de Comunicação de uma empresa como a Sadia eu mandava o video-feedback do Rafel para um focus group e chamava o cara para uma reuniao. Agora, cá entre nós, será que os caras nao comeram aquele sanduíche antes de colocar no mercado? Cá pra nós o Rafael tem razão: ele é muito ruim.
marco disse:
setembro 12th, 2007 em 9:09 am
Video Fantastico.
Deve-se enxergar além da opção HP x artesanal.
A provocação chama para a questão do uso do tempo, mas de forma invertida…
Vc TRABALHA tanto, que para repor energias e se ALIMENTAR, usa um “mata fome” com pouca qualidade nutricional, e ainda paga quase 5,00???
Paaare… descanse um pouco… peça um P.F. (de 4,00 a 7,00) e coma direito… VC VAI TRABALHAR AINDA MELHOR.
Avalie se vc precisa taaanto “ganhar tempo”
Se seu tempo é tão valioso… gaste um pouco com vc… pois, na teoria, vc deve merecer.
obs- SE FOR CONTAR O TEMPO DE “LAVAR” A FRIGIDEIRA… DEVE-SE LEVAR EM CONTA O TEMPO DE CONSEGUIR SEGURAR O PÃO FERVENDO! :)
Weslei disse:
setembro 19th, 2007 em 9:09 pm
Agregaria o conceito de: use o tempo de preparar um hamburguer para viver, não precisa parar o imenso número de coisas que vc faz para preparar seu lanche preferido. Fast food em ksa, prático e sem esforço! e é por isso que você paga a mais.
Além do mais, pelo o que eu saiba naum vem tdo pronto assim como no vídeo para preparar um hamburguer: vc abre a embalagem do hamburguer, lava o alface, corta o tomate, separa o queijo, liga o forno, pega a panela, isso se ela naum estiver suja e vc ter que lavar como na maioria das vezes é, entre outros…para aí sim fazer o dito cujo. E com certeza isso tdo leva mais tempo do que o hotpocket, e mesmo pq a gente tem mais o que fazer do que fikar eskentando a barriga no fogão pra preparar um lanche que pode ser comprado quase pronto, mesmo que seja um poukinho mais caro do que o “by yourself”.
Weslei!
Anônimo disse:
setembro 20th, 2007 em 4:51 pm
alguns pontos:
1 – quem compra hot pocket sabe que o sanduiche nao eh fresco como um preparado na hora, entao acho dispensavel a comparacao;
2 – quem compra hot pocket nao quer ter o trabalho de preparar um sanduiche, assim, esta disposto a pagar mais por isso;
3 – acredito q tbm deveriam ter sido incluidos no video os momentos: pegar os ingredientes, lavar e cortar a salada, fatiar o queijo, etc. pois ja que a intensao do Rafael eh comparar, que seja um comparativo completo, de todo o processo.
obs.: com esses comentarios nao pretendo defender nenhum dos lados, apenas ressaltar alguns pontos que considero importantes.
Alexandre "Antigo" disse:
dezembro 5th, 2007 em 10:18 pm
Eu responderia com um vídeo feito por “outro consumidor” satirizando este vídeo.
Mostraria, em um cenário parecido, a continuação deste vídeo.
Com o tempo correndo novamente, eu faria a contagem de qual é mais prático realmente. E para isso, é só contar o tempo que ele demora para: jogar fora o plástico do hambúrguer, guardar os outros pães de hamburguer do pacote, lavar a frigideira e a faca que ele cortou o alface etc… Enfim, arrumar toda a lambança.
Depois disso é só cronometrar o tempo que se leva para jogar o plástico do Hot Pocket fora. Aí mostra a pergunta do vídeo do Rafael de novo, sem responder. (a resp estará implicita)
Todo Mundo Adora « GuiC disse:
fevereiro 6th, 2009 em 4:57 pm
[...] Isso me lembra uma ação da Sadia para o HotPocket. [...]
Marcos disse:
maio 22nd, 2009 em 11:29 pm
Eu já fui gerente de produto na Sadia e posso dizer que o primeiro ato seria mostrar para o diretor para ver o que ele acha…
Agora, mídia social é por natureza incontrolável. Tá na chuva, é prá se molhar. Por isso, nào funciona em propaganda, cujo objetivo é exatamente criar imagem de uma maneira razoavelmente controlada.